Programa

Programa de Iniciação Científica da UNEB

A iniciação científica é uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por estudantes de graduação das diversas áreas do conhecimento. Em geral, os estudantes que se dedicam a esta atividade possuem pouca ou nenhuma experiência em trabalhos ligados à pesquisa científica (daí o caráter de “iniciação”) e representam o seu primeiro contato com tal prática. Os alunos têm o desenvolvimento de seus estudos acompanhados por um professor orientador da sua Instituição de Ensino.

Objetivo:

Prover aos discentes da Universidade a oportunidade de orientação de qualidade em projetos de iniciação científica, despertando vocações científicas e contribuindo para a formação de recursos humanos para a pesquisa,  estimulando e consolidando o desenvolvimento do “pensar cientificamente” e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

Finalidade:

A iniciação cientifica é um instrumento que permite introduzir os estudantes de graduação, potencialmente mais promissores, na pesquisa científica, possibilitando um contato direto desde cedo com a atividade científica e engajá-lo na pesquisa. Nesta perspectiva, a iniciação científica caracteriza-se como instrumento de apoio teórico e metodológico à realização de um projeto de pesquisa e constitui um canal adequado de auxílio para a formação de uma nova mentalidade no aluno.

O Programa de Iniciação Científica da Universidade do Estado da Bahia está faz parte da Gerência de Pesquisa que tem como gerente Prof. Dr. Eduardo Manuel de Freitas Jorge.

Subgerente de Iniciação Científica
Ana América Astolfo Coutinho Santos

Contato:
programaic@uneb.br
Telefones: +55 71 3406-4616

Equipe:
Ana América
Luciana Ribeiro

Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
Av. Jorge Amado, s/n – Imbuí (prédio do Museu de Ciência e Tecnologia), Salvador - BA. CEP: 41.710-000.
Tel.: +55 71 3372-7222/7253/7264 - Ramal: 7253/7264